Pages

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Raízes do Rock

Yo pessoal, primeiro post aqui no Mad House. Espero que gostem.

Dizem quem um povo sem raízes é um povo sem cultura,e baseado nisso trouxe aqui, um pouco do que se sabe sobre as raizes do rock.
Raízes do Rock

Tudo se deu início em torno de 1850 em um ritmo criado no tempo da escravatura pelos negros chamado CONGO era feito principalmente com tambores, atabaques e outros instrumentos de origem africana.
Depois de anos, os decendentes de escravos, já "libertos" do trabalho desumano, deram origem ao BLUES.
O primogênito BLUES surgiu aproximadamente em 1900 da "mistura" dos cantos de fé religiosa e outros(como os cânticos, gritos e canções de trabalho), cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental (dos quais o herdou principalmente o carácter espontâneo e de improviso assim como o JAZZ criado um pouco depois. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela, e também temas como amor, sexo traição e trabalho .
Desta canção de liberdade surgiu o JAZZ no período próximo a 1905 em Nova Orleans. Com a mesmas raízes do BLUES (seu irmão mais velho), serviu remontar músicas do tempo de escravos. As maiores influências do jazz são o BLUES, o ragtime (música escrita como uma "música clássica popular") e seu "avô" CONGO citado acima.
O ROCK é filho direto do BLUES e sobrinho do JAZZ com a irreverência da família de origem improvisada. Para entender melhor:
O Rock inclui elementos de vários estilos de música americana: o blues acompanhado da guitarra black; o swing e ritmo da black music, produzidos com solos de saxofone; a música gospel branca e negra; a música country e western; o som dos cantores de rádio popular e os grupos de harmonia."
Em 1954-55, epóca de seu surgimento, o ROCK era mais conhecido como "Rock'n'Roll". Após 1964, ele era simplesmente chamado de "Rock". Essa mudança de nome indica uma continuidade e ao mesmo tempo um rompimento com o período anterior; O Rock não servia somente para dançar mas também para passar mensagens ou divulgar outras idéias. Também nessa época, a música foi influenciada pelos grupos britânicos, como os Beatles.
Reza a lenda que desde a época do Jazz, os brancos europeus, indignados pela ousadia do músico Armstrong ao tocar seu trompete pelas ruas de New Orleas durante a madrugada, Pintavam seus rostos e mãos com corantes negros para tocarem em bandas de JAZZ que se apresentavem em casas noturnas devido ao racismo da época.
Por isso o ROCK pega, na sua essência, a improvisação negra, e se torna dinâmico depois de mesclado com os "Riff's" sequênciais, como verso e refrão, trazidos pela burguesia branca.

Fonte:Cifra.com.br

Um comentário:

AnGeeL disse...

eu não sabia dessas coisas. hm
foi bom aprender O: