------------------------------------------------------------------------------------
RuneScape é um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) produzido pela empresa britânica Jagex Ltda. Foi criado oficialmente em 1998, por Andrew Gower. O jogo possui mais de 138.000.000 (Cento e trinta e oito milhões) contas criadas acima do level 25, e foi reconhecido pelo Guinness como o MMORPG mais famoso e trabalhoso do mundo.
Andrew Gower foi o criador do DeviousMUD, precursor do RuneScape. Após ser reescrito e renomeado, a primeira versão do RuneScape foi lançada ao público em 2001, na forma de versão beta. Possuía uma versão gratuita e uma interface simples que era acessível à maioria dos navegadores de internet.
RuneScape se passa no universo fictício de Guilenor, que é dividido em vários reinos, regiões, cidades e vilas. Os jogadores podem se deslocar por Guilenor a pé, utilizando feitiços de teletransporte, balões, navios e outros. Cada região oferece diferentes tipos de monstros, recursos e aventuras (missões), também conhecidas comoquests, que desafiam o jogador. Diferentemente de outros MMORPG’s, não há uma história a ser seguida, apesar de haver toda uma história sobre o tempo anterior ao qual o jogador se situa. Os jogadores são representados por avatares customizáveis, cujas metas e objetivos são definidos pelos próprios jogadores. Estes podem lutar contra monstros ou até outros jogadores, engendrar em aventuras ou aumentar a experiência em quaisquer das habilidades disponíveis, também conhecidas como skills. Os jogadores podem interagir entre si através de conversa, trocas de itens, ou participando em mini jogos cooperativos ou competitivos.
Apesar do RuneScape ser o MMORPG gratuito mais famoso do mundo, ele ainda permite que os usuários gratuitos, também chamados de F2P (Free to Play – Livre para Jogar), possam pagar uma assinatura que pode ir de 1 mês a 1 ano, e se tornar um usuário assinante, também conhecido como P2P (Pay to Play – Pague para Jogar) ou eram conhecidos como Member entre 2001~~2005. F2P e P2P também são utilizados como descritivos de conteúdo do jogo. Conteudo F2P é o conteúdo disponível a tais usuários, assim como conteúdo P2P é o conteúdo disponível a usuários assinantes.
Novos jogadores começam numa área isolada. São então liderados numa pequena história na qual aprendem as habilidades F2P necessárias para serem bem sucedidos no mundo de RuneScape. Após esse "tutorial", os jogadores podem conversar com tutores. Esses NPC’s (non-playable characters – Personagens controlados pelo computador) podem reabastecer o jogador com os itens necessários se for preciso e dar aos jogadores informações e dicas sobre as habilidades
As 25 habilidades, ou skills no RuneScape permitem os jogadores fazer várias atividades no jogo, permitindo interação com os NPC’s, com o ambiente e com outros jogadores.
RuneScape possui um sistema de combate em tempo real. O combate é um aspecto importante do jogo, permitindo jogadores obter items carregados por criaturas e monstros. Combate também é necessário para as aventuras. O nível de combate, que, diferentemente dos níveis de habilidade, pode passar de 100, reflete a habilidade de combate e o quão difícil pode ser derrotar a criatura ou jogador. Os níveis de combate para criaturas são definidos pelo próprio jogo, enquanto os níveis de combate dos jogadores são determinados aplicando-se uma fórmula em cinco (ou seis, para P2P) das habilidades, relacionadas ao combate.
A maior parte das armas do jogo são medievais, enquanto a outra parte é fictícia e/ou fantasiosa, cada uma tendo seus prós e contras. A partir da introdução da habilidade de evocação, os jogadores podem evocar outras criaturas para auxiliá-los em combate.
O combate é subdividido em três categorias: Armas Brancas(para combate corpo-a-corpo), Magia e Armas à Distância. Armas Brancas são armas como espadas, cimitarras e lanças. inlcui, mas não só, o lançamento de feitiços que causam dano às criaturas, e Armas à Distância inclui arco e flecha, facas, machados de lançamento, entre outros. Essas três categorias formam o chamado "triângulo de combate", que explica as vantagens de uma categoria sobre a outra. Por exemplo, magia tem vantagem sobre armadura contra ataques com armas brancas
Diferentemente de outros MMORPG’s, RuneScape não obriga o jogador a escolher uma classe pré-determinada. Ele pode escolher o vértice do triângulo ao escolher qual armadura e arma irá utilizar em combate.
Todas as criaturas, inclusive os jogadores morrem quando seus pontos de vida chegam a zero. Pontos de vida podem ser restaurados comendo ou de outras formas mais específicas. Criaturas mortas simplesmente desaparecem deixando o que carregavam no chão. Jogadores mortos deixam uma lápide, que pode durar de 30 segundos a 15 minutos, impedindo que outros jogadores peguem seus items. Se o jogador puder chegar no local antes da lápide se desfazer, ele pode demoli-la e reaver seus items. Outros jogadores podem ajudá-lo, e reparar a lápide para mantê-la inteira por mais tempo. Jogadores mais experientes podem abençoá-la, para dobrar o tempo fornecido. Ao morrer, os jogadores perdem todos menos os três melhores items (determinado pelo preço de mercado), enquanto o resto fica com a lápide. Este número pode tanto subir, através de uma habilidade, quanto descer através do que é conhecido por "skulling", que será mencionado abaixo.
Antes de 2008, os jogadores que combatiam outros jogadores, Player Killers ou Pkers iam a uma área chamada Terra Selvagem ou Wilderness, que permitia o PvP, com um certo limite entre os níveis de combate entre os jogadores. No RuneScape Classic, PvP podia acontecer em qualquer lugar fora da cidade inicial de Lumbridge. Muitos Pkers criaram versões puras ou "pures" com os quais treinanvam apenas um vértice do triângulo, dando-lhes assim uma grande vantagem sobre o lado desvantajoso correspondente, assim como uma grande desvantagem sob o lado vantajoso. Porém em Dezembro de 2007, a Wilderness foi removida para impedir a troca de item por dinheiro de verdade. Novas criaturas chamadas "revenants" tomaram o lugar do PvP para manter a apreensão e o medo dos jogadores de andar pela Wilderness, enquanto o PvP ficou restrito a determinados mundos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom eu falei um pouco sobre runescape -q, agora skills free são :
Ataque,Defesa,Força,Combate a Distancia,Oração,Magia,Criação de Runas,Condição Fisica,Artesanato,Mineração,Corte de Lenha,Dungeon, Metalurgia,Pesca,Arte do Fogo,Culinaria.
As skills member (também usam as skill free) são :
Roubo,Construção,Arco e Flecha,Agilidade, Extermínio,Herbologia,Caça,Agricultura e Evocação.
Existe limites no mapa, que só podem ser ultrapassadas por member infelizmente D:, existe tambem 4 tipos de gráfico no jogo: Mínimo,Baixo,Médio e Alto.
No mundo free existe só 20 missões, no mundo member existe +160 missões. Agora só algumas imagens de runescape =D
(www.runescape.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário